Churros

Aprenda como fazer essa deliciosa receita que não absorve gordura, os churros ficam sequinhos e macios

Receita de Churros
Receita de Churros

Anote os ingredientes


  • 250 ml de água
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga sem sal
  • 1 pitada de sal (se a margarina tiver sal, dispensar a pitada)
  • 300 g de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • óleo para fritar
  • açúcar e canela misturados para passar os churros depois de fritos
  • doce de leite

Aprenda como fazer


  1. Aqueça a água em uma panela, abaixe o fogo e acrescente a margarina e o açúcar.
  2. Mexa bem, até dissolver toda a margarina.
  3. Acrescente aos poucos a farinha de trigo, mexendo sempre, até que a massa desprenda da panela.
  4. Tire do fogo e acrescente os ovos um a um, mexendo bem até misturar toda a massa.
  5. A seguir, coloque a massa num saco de confeiteiro com o bico em formato de pitanga, ou na forma própria para churros.
  6. Aperte, já dentro da frigideira com o óleo quente, o tamanho fica a seu critério, corte com a ponta dos dedos ou com uma faca.
  7. Depois de frito, coloque em papel toalha para que absorva a gordura.
  8. Em seguida, passe pelo açúcar com canela e recheie com doce de leite usando o bico que já vem junto com a forma.
  9. Bom apetite.

Uma pitada sobre o Churros


Origem

De acordo com o artigo Sabor e Saber, publicado pela PUC-SP,

“O churro é uma iguaria que existe há muitos séculos. Sua origem é incerta. Alguns dizem que foram os portugueses que trouxeram a receita, quando voltavam da China na época da dinastia Ming. Outros dizem que foram os árabes que a trouxeram, quando invadiram a península ibérica. Outros ainda, afirmam que foram os pastores espanhóis que inventaram a receita, porque era fácil de fazer no alto das montanhas onde eles não conseguiam obter pão fresquinho e outros produtos de padaria. Qualquer que seja sua origem, o churro, agora, é considerado tipicamente espanhol.”

Chegada ao Brasil

Em 1963, os churros já marcavam presença em solos brasileiros. Foi em São Paulo que este alimento ganhou popularidade, principalmente, a partir de 1974, com a  chegada da A CASA DO CHURRO, na Avenida São João, centro da capital. O estabelecimento era da família Farre Martinez, de origem espanhola e foi um dos principais difusores dos churros no Brasil.

De acordo com o artigo “A casa do churro: Doce sucesso”,

“O churro em roda era comercializado em pedaços e logo se tornou bastante popular. Foi nesta ocasião que, com a sugestão de muitos clientes, floresceu a ideia de se rechear o produto com algum tipo de doce. Nascera, então, o primeiro churro recheado com doce de leite. A aceitação foi tão grande que, logo em seguida, surgiram outros recheios e outros formatos de churros. O produto com recheio, genuinamente brasileiro, ganhou espaço garantido em parques, exposições e feiras.”

Nos dias de hoje, é muito comum ver barraquinhas de churros nas ruas, próximas às escolas, em festas de aniversários e em eventos dos mais variados tipos. Sem dúvida, é um alimento espanhol que caiu no gosto dos brasileiros e já tem seu espaço garantido em solos brasileiros.