Receita de Waffle

Aprenda como fazer essa deliciosa receita de Waffle.

Receita de Waffle
Receita de Waffle

Anote os ingredientes


  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

Aprenda como fazer


1. Em uma tigela, misture os ingredientes líquidos: manteiga derretida, leite e ovos. Misture bem, com um batedor de arame.

2. Em outra tigela, misture os ingredientes secos: farinha, amido de milho, açúcar, fermento em pó, sal. Vá acrescentando a mistura líquida e mexa bem até obter uma massa homogênea.

3. Em sua máquina de waffle, coloque o equivalente a 1 concha bem cheia de massa, cobrindo a superfície da máquina. Tenha cuidado pra que a massa não escorra pelas laterais.

4. Deixe cozinhar por mais ou menos 7 minutos. Na minha máquina, a luz fica verdinha, apaga, verdinha de novo… mas eu deixo mais ou menos esse tempo pois fica no ponto certo. Quem preferir mais douradinho, é só acrescentar uns 20 minutos ao tempo de preparo.

5. Bom apetite.


Uma pitada sobre o Waffle


Waffle é um tipo de massa doce confeccionada com farinha, açúcar, manteiga, ovos e leite, cozido num molde onde é prensado em um ferro que imprime texturas quadriculares sobre a massa. Embora populares nos Estados Unidos, os Waffles surgiram durante a Idade Média em uma região em que hoje está localizada na Bélgica. A massa era usado nas igrejas como hóstia e normalmente a imagem impressa era algum brasão ou figura relacionada ao Cristianismo. Uma simples massa de farinha de trigo e ovos que ao prensada em duas placas de ferro imprimia a textura quadriculada sobre a massa, aparentando um favo de mel. Simples e deliciosos, os Waffles são impossíveis de recusar!

Com a popularização foram criados diversos aparelhos com placas de formato redondo, quadrado ou retangular. Para deixá-lo ainda mais saboroso, sua cobertura pode ser de mel, açúcar ou com um xarope tradicional chamado maple syrup.

Sabe aquela pilha de panquecas geralmente vistas em filmes, onde as pessoas derramam uma calda muito semelhante ao mel? Pois bem, é o tal do Maple Syrup, um xarope doce bastante popular entre os americanos.

Hoje o waffle está se tornando mais uma opção gourmet com várias combinações, doces e salgados. Por exemplo, o famoso “Chicken & Waffles”, que se tornou um prato tradicional no sul dos Estados Unidos. É um waffle, que é colocado sobre um peito de frango frito acompanhado de um chutney um molho picante.