Bolinho de Abobrinha (frito ou assado)

Hoje você vai aprender como fazer Bolinho de Abobrinha(frito ou assado), a partir de uma receita super simples e fácil de preparar.


Anote os ingredientes


  • 5 abobrinhas
  • 2 pães-franceses (filõezinhos) amanhecidos
  • farinha de rosca
  • azeite
  • sal
  • temperos a gosto (ervas e especiarias)

Aprenda como fazer


  1. Coloque o pão de molho neste leite com água para amolecer em uma quantidade que o cubra totalmente ou vire-o de vez em quando para que o líquido entre no pão para amolecê-lo bem. Depois de bem encharcado, o que demora uns 10, 20 minutos, esprema tudo muito bem com a ajuda de uma peneira primeiramente e depois com a ajuda de um pano de prato limpo, de modos que fique bem sequinho e reserve.
  2. Em uma frigideira leve as abobrinhas com um fiozinho de azeite para murcharem. Você pode colocar cebola picadinha, um dente de alho, inteiro e não picado para dar um leve sabor, ou um pedacinho de alho-poró picado, mas não exagere pois o bolinho é de abobrinha e não de alho nem de cebola, ok? Se colocar o alho inteiro, retire-o depois que as abobrinhas cozinharem.
  3. Coloque uma pitada de sal e deixe as abobrinhas murcharem e perderem água na frigideira.
  4. Em uma tigela, você vai juntar a abobrinha ao pão embevecido e bem escorrido para fazer os bolinhos mas ATENÇÃO. Se a abobrinha ficou muito aguada pode ser que a mistura fique muito mole então, antes de juntá-la ao pão, coloque-a sem o líquido (óleo) que sobrou do seu cozimento e use-o para ajustar a consistência, se precisar, depois.
  5. Junte na tigela umas 3 colheres cheias de sopa de queijo parmesão ralado e misture tudo à mão. A massa deve ser compacta o suficiente para fazer as bolinhas (podem ser bolinhas achatadas ou em formato de croquete também). Mas não devem ser muito duras.
  6. Acrescente farinha de rosca se a mistura ficar muito mole.
  7. Acrescente o óleo que sobrou do cozimento da abobrinha se achar a massa muito dura.
  8. Tempere com ervas aromáticas: salsinha, hortelã picadas, pimenta-do-reino ou pimenta cayena em pó, o que for do teu agrado.
  9. Faça as bolinhas e passe-as na farinha de rosca se quiser, mas não é necessário se elas estiverem bem compactas. Pode passar apenas nas claras de ovos batidas (sem as gemas) e depois na farinha assim elas ficam mais leves e com a casquinha por fora. Mas repito, nem é necessário elas ficam boas mesmo sem serem passadas na farinha de rosca. Frite ou asse.

DICAS: Para fritar elas precisam estar bem firmes. Se a mistura resultar mole, no forno vai dar certo. Para ajustar a consistência use farinha de rosca se ficou mole (trigo não); ou o óleo do cozimento da abobrinha se a massa ficar dura. Jogou o óleo fora ou não sobrou? Umas gotinhas de leite ou de azeite resolverão.

Bom apetite e conta como ficou. Esta mesma base de polpetta pode ser usada para fazer bolinho de berinjela.