Salpicão simples

Salpicão é a melhor pedida para aquele dia que você precisa de um prato rápido e prático

Receita de salpicão simples
Receita de salpicão simples

Ingredientes


  • 1 peito de frango
  • 1 vidro de maionese
  • 3 cenouras médias
  • 1 lata de ervilha
  • Batata palha
  • Salsinha
  • Cebolinha

Modo de preparo


  1. Cozinhe o frango, junto com a água.
  2. Acrescente 1/2 cebola picada em rodelas, sal e pimenta a gosto.
  3. Depois de cozido desfie bem fininho.
  4. Rale as cenouras também bem fininhas.
  5. Pique as salsinhas e cebolinhas.
  6. Em uma tigela misture todos os ingredientes, por último a maionese.
  7. Dê o ponto de sua preferência.
  8. Bom apetite


Um pouco sobre a história do salpicão


Salpicão tem sua origem na palavra “salpicar”, ou seja, salgar, polvilhar. O tempo alterou a origem e o termo não ficou restrito apenas ao sal.

Na Espanha é que alguns pratos podem ter sido os precursores do salpicão, tal como conhecemos hoje. Lá pelos meados dos séculos XVI e XVII começaram a aparecer algumas citações a um prato campesino chamado “vaca en salpicón“. Era preparado com pedaços de gorduras e sobras de carnes magras de vaca, bem picadinhas – e daí o termo espanhol, salpicón – e cozidas com cebolas, sal e pimentão. Podia ser servido frio ou quente.

Atualmente, com algumas poucas alterações, e mais o uso de especiarias, o vaca en salpicón é um prato tradicional da cozinha espanhola, muito comum em toda a Costa Andaluza. É desta região sua versão mais famosa, o salpicón de mariscos, que leva vôngoles, camarões, mexilhões, tudo marinado em muito azeite, ervas, rodelas de cebolas, pimentos verde e vermelhos.

O nosso salpicão, mais comum em terras tupiniquins, é preparado com carne de frango – ou de vaca – e legumes e grãos, com uma pitada de frutas cítricas. Variações existem aos montes, com adição de presunto em cubos, queijos, frutos do mar, várias frutas, batatas, vagens, azeitonas, massas e até batatas fritas. Enfim, o que sua imaginação e seu gosto permitirem. Como molho, o creme de leite ou a maionese.